Joanne Rowling nasceu no dia 31 de julho de 1965, na Inglaterra. Cursou língua e literatura francesa na Universidade de Exeter. Após graduar-se, mudou-se para Londres onde trabalhou na Anistia Internacional, como secretária bilíngue e investigadora. Foi nessa época que começou a escrever a saga Harry Potter, durante uma viagem de trem entre Manchester e a estação King's Cross, de Londres.
Viveu também em Portugal, onde ministrava aulas de inglês como língua estrangeira e vivia com seu primeiro marido. Ela não deixou de lado a saga de Harry, e sempre escrevia nas mesas de café do Porto. Quando se separou, voltou para o Reino Unido com sua filha, Jessica, e elas foram morar em Edimburgo, Escócia.
Foi nessa cidade que Harry Potter foi finalmente publicado, após a autora ter passado por dificuldades, tendo experimentado um estado depressivo e a miséria. Foi a editora Bloomsbury Children's Books quem, em 1997 (quando a autora ministrava aulas de Francês), finalmente publicou Harry Potter e a Pedra Filosofal. Foi aí que ela adotou o 'K', de Kathleen, em homenagem a sua avó (Kathlen Ada Bulgen Rowling). Este livro teve sucesso instantâneo, e Joanne conquistou inclusive a Premiação do Livro infantil do Ano, dado pela British Book Awards, além de vários outros prêmios.
A partir daí, Joanne pode largar as aulas de francês e se dedicar integralmente à saga Harry Potter. J.K. se tornou bilionária e, em 2001, se casou novamente, com Neil Michael Murray, com quem teve mais dois filhos. Hoje, mora com Neil e seus três filhos em Edimburgo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário