quinta-feira, 4 de julho de 2013

A Revolução dos Bichos, de George Orwell

Ficha do Livro:
Título: A revolução dos bichos: um conto de fadas
Título original: Animal Farm: a fairy story
Ano de publicação: 1945















SINOPSE
     Os animais da Granja do Solar estavam cansados de serem tão explorados pelos humanos. Por isso, liderados pelos porcos Napoleão e Bola-de-neve, se rebelam contra  seus donos, expulsam-nos da fazenda e fundam a Granja dos Bichos, cujo slogan é "quatro pernas bom, duas pernas ruim". 
    No início, fora instituído um sistema de cooperação e igualdade entre os animais: todos trabalhavam juntos, não havia contato com o mundo humano e todos recebiam a mesma quantidade de ração. Mas logo o porco Napoleão toma controle de tudo, expulsando Bola-de-neve e criando um regime opressivo, no qual os porcos tinham privilégios e exploravam os outros animais.

OPINIÃO
    






     A Revolução dos Bichos foi publicado no início da Guerra Fria, embora já estivesse pronto desde a época da Segunda Guerra Mundial. É óbvio que nenhum editor quis publicar esta obra prima de George Orwell durante a segunda guerra, já que o livro se trata de uma sátira clara ao regime ditatorial Stálinista, instituído na Rússia e que, na segunda Guerra, fazia parte dos aliados à Inglaterra contra o nazifascismo.
    Com a chegada da Guerra Fria, os russos passaram de aliados da Inglaterra e dos capitalistas para inimigos. Foi aí que a fábula política de Orwell teve sucesso: Napoleão, o porco de A Revolução dos Bichos, era facilmente comparável ao líder russo, Stálin, e seu regime totalitário, de assassinatos e exílios era também análogo à situação soviética.
     A Revolução dos Bichos apresenta uma sátira muito bem construída, e é um livro fantástico.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário