Ficha do livro:
Título: Vidas Secas
Autor: Graciliano Ramos
Ano de publicação: 1938
SINOPSE
Vidas Secas retrata a vida de uma família pobre do sertão nordestino, formada por Fabiano, o pai, sinhá Vitória, a mãe, os dois filhos e Baleia, a cachorra, além do papagaio, que é morto para saciar a fome do grupo. A narrativa retrata a vida desta família, que tem que sair de seu lar por causa da seca diversas vezes.
Fabiano é um homem bruto, como ele mesmo se designa, que não frequentara a escola e, por isso, não sabia ler ou escrever e admirava os homens que tinham o "dom da palavra", dom esse que ele próprio não tinha. A vida deste homem é duríssima: ele é roubado por seu patrão e pelo dono da venda, é maltratado pelo soldado amarelo, que o irrita após um jogo de apostas e tem de tomar difíceis decisões, como matar ou não a cachorra Baleia, que estava muito doente. Entretanto, ainda assim, é muito admirado por seu filho mais novo, cuida muito de sua família e até demonstra compaixão pelo soldado amarelo.
A cada capítulo de Vidas Secas, o narrador conta a história de uma perspectiva diferente; ora sabe-se o que Fabiano está pensando, em outros momentos os pensamentos de Baleia, a cachorra, confundem-se com as partes do narrador, ou até conhece-se a visão do filho mais velho. Nunca no romance o narrador impõe a sua perspectiva, dizendo a sua visão dos fatos: o ponto de vista é sempre o de algum personagem. Os capítulos, também, não seguem uma estrutura linear, de modo que é possível lê-los em qualquer ordem. As únicas exceções são os capítulos iniciais e finais, 'Mudança' e 'Fuga', que devem ser lidos nessa ordem, já que apresentam uma ideia de um ciclo: em ambos, a família nordestina sai de onde está em busca de uma vida melhor. Este ciclo é interessantíssimo: com ele, Graciliano mostra como é a vida das famílias de retirantes, na qual, quando tudo parece bem, é necessário ir novamente em busca de um lugar melhor por causa da seca.
Além desse ponto, pode-se dizer que Vidas Secas não possui uma época demarcada: o problema das secas era uma realidade do passado, assim como é no presente e será no futuro. Por esse motivo, a história miserável de Fabiano poderia ocorrer no passado ou no futuro e é, portanto, uma leitura ótima sempre, um livro fantástico e imperdível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário