George Orwell
Eric Arthur Blair nasce na Índia, no dia 25 de junho de 1903. Quando começa a escrever, escolhe o pseudônimo George Orwell, por não querer desonrar o nome de sua família.
Filho de uma francesa e de um oficial da marinha britânica, muda-se para a Inglaterra em 1911, onde estuda no prestigiado Eton College. Nesta escola, na qual tem aulas até os 18 anos, se destaca como ótimo aluno. Ao sair de Eton, se torna um membro da Polícia Imperial na Birmânia. Neste período, aumenta seu inconformismo com qualquer tipo de governo totalitário. Após esse período na Birmânia, volta, em 1927, para a Inglaterra, disposto a aprender mais sobre o modo de vida dos pobres. Para tanto, passa a viver uma vida dupla: durante uma parte do dia, é Eric Blair, um professor da classe média, e, na outra, se veste como um operário e vai para os subúrbios de Londres e também de Paris, onde viveu por um tempo.
Durante a Guerra Civil espanhola, se junta a um grupo republicano na Catalunha e participa da Guerra, chegando até a ser tenente. Sobre essa experiência, escreve Homage to Catalunha (traduzido para Uma Homenagem para Catalunha). Após a guerra, volta para a Inglaterra e, um pouco depois, em 1939, contrai tuberculose.
Neste mesmo ano, inicia-se a Segunda Guerra Mundial, e Orwell, que era comunista, passa a ficar descontente com os rumos que o comunismo tomava na União Soviética, chegando a afirmar que o regime Stalinista traíra a Revolução Russa de 1917. Criticando essa situação, escreve A Revolução dos Bichos, que se torna a sua obra de maior sucesso. Seu último trabalho é 1984, livro publicado em 1949 no qual um futuro de opressão e totalitarismo é descrito.
Orwell é finalmente vencido pela tuberculose no dia 21 de janeiro de 1950, quando falece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário